26jan

A contratação de profissionais especializados em resolução de conflitos já é uma prática comum em países como EUA, Austrália e França, mas ainda é muito pouco utilizada no Brasil. Registros internacionais indicam que estes profissionais costuma ter entre 70% e 90% de êxito em questões que pareciam ser impossíveis para quem estava diretamente envolvido.

Veja a seguir os principais usos da mediação empresarial.

Conheça as áreas de atuação da mediação empresarial

Societária

Em qualquer sociedade empresarial, é comum que haja divergências e debates. Mas às vezes o conflito escala de tal forma que começa a tomar muito tempo dos executivos, a atrapalhar o processo de tomada decisão, e até mesmo a interferir na rentabilidade da empresa. E todos sabemos que uma disputa judicial dificilmente trará soluções na velocidade necessária. Nessas horas, a contratação de profissionais especializados em resolver conflitos precisa ser considerada. Por mais complexa que seja a situação, a solução pode vir em algumas semanas.

Empresa familiar

Grande parte das empresas familiares está envolta por uma rede complexa de relacionamentos pessoais, profissionais e financeiros. Discussões mal resolvidas podem se acumular a tal ponto, que a comunicação entre os envolvidos fica bastante prejudicada. Questões objetivas e questões subjetivas se misturam. Por exemplo, decisões importantes sobre investimentos podem ser afetadas por ciúmes e brigas entre primos (ou irmãos). E quanto mais tempo estas questões levarem para ser resolvidas, maior o impacto nos envolvidos, nos colaboradores, e até mesmo nos clientes. Profissionais de resolução de conflitos podem ser extremamente úteis para promover o entendimento mútuo e a solução dos conflitos.

Comercial

Parceiros comerciais

A intervenção profissional em um conflito entre duas ou mais empresas pode ser a melhor maneira de evitar a ruptura completa da parceria comercial, ou pelo menos, de viabilizar que a ruptura seja menos danosa para todos. Questões pontuais, por mais complexas que sejam, não deveriam acabar com relações comerciais lucrativas. Uma solução satisfatória para todos pode estar alcançável à apenas algumas horas de conversa estruturada.

Concorrentes

Até mesmo concorrentes podem resolver suas questões através da mediação empresarial. Um grande exemplo disso se deu com a Dell e a Samsung. As duas empresas resolveram diversas disputas judiciais de uma só vez, com a ajuda de profissionais especializados. A mediação é muito usada em disputas de propriedade intelectual e até mesmo de concorrência desleal, para citar alguns exemplos. Casos que parecem não ter solução, podem ser resolvidos em poucas semanas quando devidamente conduzidos.

Corporativa

Entre colaboradores ou entre departamentos

Quando colaboradores não conseguem efetivamente resolver suas divergências, o conflito pode contaminar outras pessoas e até mesmo departamentos inteiros. A grande maioria dos casos felizmente acaba sendo contornada, às vezes com a ajuda dos superiores ou do RH da empresa. Mas infelizmente, em alguns casos ninguém consegue resolver. E é exatamente para estes casos que se contrata profissionais especializados em solucionar conflitos. Quando as técnicas do dia a dia não funcionam, a contratação de mediadores pode ser a solução.

Entre colaboradores e a empresa

Existe um longo caminho entre uma insatisfação com a empresa, e uma ação judicial. Mas quando o colaborador não recebe a devida atenção, e não vê sua questão sendo priorizada pela companhia, a ação parece ser a última alternativa possível. Mais e mais as empresas estão aprendendo que a disputa judicial pode ser evitada. Mas em alguns casos é necessário envolver profissionais experientes em resolução de conflitos.

Mediação empresarial e sua atuação

Consumerista

Questões de consumo também podem ser resolvidas sem briga. Mas para tal, muitas vezes a discussão tem que se expandir além da discussão dos direitos de cada um. Direitos tem que ser respeitados, mas outros interesses podem ser discutidos de forma a viabilizar uma solução mutualmente satisfatória.

A mediação de conflitos  pode ajudar na gestão de diversas questões da sua empresa, prevenindo e resolvendo conflitos. Para isso, é necessário alguém de confiança e experiência.
Como Tomaz Solberg, você terá o auxílio necessário para evitar e solucionar grandes adversidades. Entre em contato conosco, aguardamos por você!

Links úteis:
mediação familiar
mediação comercial
mediação empresarial

Agência Digital no RJ