29set

Caracterizado como uma nova rodada de negociações entre empresas ou sócios em conflitos, a mediação empresarial objetiva desfazer impasses ou resolver negociações “impossíveis”. Nesse procedimento, os envolvidos no conflito descobrem juntos, com o auxílio dos mediadores, caminhos para a solução dos embates. Para ficar inteirado sobre esses e demais benefícios gerados pela mediação empresarial, acompanhe esse artigo que preparamos para você!

Principais benefícios gerados pela mediação empresarial

entenda os benefícios gerados pela mediação empresarial

Economia de tempo na resolução dos conflitos

Diferentemente dos processos judiciais, que exigem uma maior formalidade em sua condução, a mediação empresarial pauta-se na objetividade do diálogo estruturado como mecanismo de trabalho. Nesse método, a conversação permite que cada um dos envolvidos coloque o seu ponto de vista, entenda o ponto de vista o outro, e considere cuidadosamente todas as alternativas existentes. Como o mediador está o tempo todo acompanhando o processo, ele consegue administrar o diálogo, de modo que a conversa seja construtiva.

Não há parte vencedora, todas são tratadas igualmente

A mediação se baseia na busca por uma solução ganha-ganha. Por mais difícil que possa parecer, quase sempre existe uma alternativa que satisfaça aos interesses de todos. A intenção não é ganhar, é resolver a questão de maneira satisfatória para todos.

Melhor compreensão do impasse

Dentre os benefícios gerados pela mediação empresarial, não podemos deixar de mencionar o fato das partes envolvidas conseguirem analisar o impasse a partir de um terceiro elemento (o mediador). Isso possibilita que os envolvidos dimensionem o tamanho e a gravidade do embate.

É claro que o objetivo maior da mediação empresarial continua sendo solucionar os conflitos. Mas, não devemos esquecer que o diálogo proposto pelo mediador representa uma vontade inicial das partes buscarem uma solução para as divergências que vivenciam.

O diálogo é tratado confidencialmente

A confidencialidade rege toda a negociação, de modo que os envolvidos têm total liberdade para expressar suas visões sobre o impasse, sem medo de que isso seja usado contra eles em processos jurídicos. Além de viabilizar novas alternativas para a questão, a confidencialidade também garante que a disputa não seja exposta ao mercado. Clientes, fornecedores, concorrentes, ninguém, precisa saber que existe uma controvérsia.

Considerando o que foi dito até aqui, percebemos que a mediação de conflitos é um instrumento indispensável para a rentabilidade empresarial. O auxílio externo oferecido pelo mediador favorece o entendimento entre os envolvidos, tornando as relações profissionais, ainda mais, produtivas.

Para ter acesso aos benefícios gerados pela mediação empresarial, entre em contato com o Tomaz Solberg, um mediador de conflitos que há mais de 20 anos propõe soluções eficientes para conflitos empresariais.

 
Links úteis:
mediação comercial
mediador comercial

Agência Digital no RJ