A mediação empresarial é uma nova rodada de negociações entre empresas ou sócios em conflito, que tem como objetivo desfazer impasses ou resolver negociações complexas. Alguns exemplos frequentes de mediação empresarial são:

  • Comercial: Questões entre parceiros comerciais, franqueador e franqueados, e até mesmo entre concorrentes.

Nos dois primeiros casos, em geral, a mediação empresarial resolve questões relacionadas à interpretação dos contratos, ou a questões que não estavam previstas nestes.

No caso de conflitos entre concorrentes, um exemplo frequente são as questões de propriedade intelectual, que envolvem quebra de patente ou uso de marca

Todos estes casos podem levar a depósitos judiciais (veja o artigo a este respeito) enquanto as empresas disputam na justiça a solução da questão.

  • Societária: Desentendimentos entre sócios podem virar disputas bastante acirradas, e quanto mais tempo passar, mais difícil a questão tende a ficar. É por isso que se aconselha que a contratação de profissionais para fazer a mediação empresarial das conversas o quanto antes. Mediadores podem ser contratados para ajudar a lidar com conflitos existentes ou para evitar que conflitos escalem e cheguem a patamares destrutivos.

Nos casos de conflitos prolongados entre sócios, quem mais tende a perder, com frequência, é a empresa. As decisões não são tomadas, a equipe é impactada pela briga, os clientes acabam sabendo da situação, e assim o conflito se espalha… E quando a rentabilidade da empresa começa a ser impactada, o conflito invariavelmente tende a ficar ainda mais inflamado.

  • Corporativa: Entre colaboradores ou entre departamentos. Por vezes a solução não é nada simples, mas todos concordam que não pode continuar do jeito que está. Neste caso, trazer profissionais externos à empresa, sem vínculos com as pessoas, externos ao dia-a-dia, pode facilitar muito a discussão. O olhar externo, sem vícios, pode levar a discussão por caminhos diferentes daqueles que já foram tentados.

Se tais conflitos fossem resolvidos por meio de processos judiciais, uma formalidade maior seria exigida na sua condução. Já na mediação, o diálogo estruturado é o método utilizado como ferramenta para resolução de impasses. Com isso, todos os envolvidos podem argumentar seus pontos de vista, entender a colocação do outro e considerar de forma cautelosa todas os meios de resolver a situação. Lembrando que, a todo momento o diálogo é acompanhado pelo mediador, fornecendo sugestões para que ela ocorra de forma construtiva.

Além disso, na mediação empresarial ninguém sai como ganhador. A busca é sempre por uma solução que atenda os interesses de todos de forma satisfatória. Outro ponto que merece destaque é a confidencialidade. Toda a mediação é regida por ela e os envolvidos possuem total liberdade para expressarem seus pontos de vista sobre o conflito, sem medo que isso possa prejudicá-los. Isso também permite que o embate não seja exposto ao mercado, evitando que clientes, fornecedores e concorrentes saibam da existência de tal controvérsia.

Se você também busca pela orientação de um mediador, conte com um dos melhores mediadores comerciais do mercado para ajudá-lo a resolver qualquer impasse. Tomaz Solberg tem mais de 20 anos de experiência empresarial, coleciona bons resultados e pode lhe mostrar que negociações não precisam ser um problema. Leia mais sobre  mediação empresarial nos nossos artigos.

Serviços Oferecidos

facilitacao-bloco-icone1

Facilitação de Diálogos

Em algumas situações, a conversa entre dois ou mais interlocutores pode se tornar um desafio. Na nossa cultura, não é raro que as pessoas queiram falar mais do que ouvir. Mesmo em situações amigáveis, é possível que haja dificuldades para um diálogo construtivo. Nesses casos, um profissional especializado em mediação de conflitos pode ser extremamente benéfico para otimizar o tempo de todos e minimizar desentendimentos.

dissolução de impasse

Negociação Assistida

Quando uma negociação de alta complexidade está em andamento, a figura de um mediador de conflitos vai agilizar o fluxo de informações relevantes e facilitar o entendimento entre os envolvidos. O objetivo é gerar novos elementos que agreguem valor à negociação, justifiquem a continuidade das tratativas e com isso, aumentem as chances de sucesso.

negociação assistida

Dissolução de Impasses

Não é raro que negociações esbarrem em impasses, aparentemente impossíveis de serem solucionados. Quando os envolvidos não conseguem chegar a um denominador comum para dar seguimento às discussões, é interessante a participação de um profissional que faça a mediação de conflitos, visando prevenir novos impasses e conflitos. A dissolução de impasses pode ser a última etapa antes de um conflito ser instaurado.

mediação de conflitos

Mediação de Conflitos

É a forma de resolução de conflitos mais rápida e de menor custo, se comparada às alternativas de solução litigiosas. Disputas que se prolongariam por anos são comumente resolvidas com apoio de mediadores em poucas semanas, até mesmo dias. Os acordos só são fechados quando todos os envolvidos estão plenamente convencidos de que alcançaram a melhor alternativa possível. A mediação de conflitos pode ser iniciada antes de se começar um processo litigioso, ou ao longo desse processo.

Entre em contato e descubra se a mediação de conflitos é a melhor alternativa para o seu caso!

*a primeira reunião com o profissional não tem custo.

mediação tomaz mediador de conflitos

Tomaz Solberg

Tomaz Solberg acredita que a negociação é a melhor alternativa para a resolução de conflitos. Mas em sua experiência profissional já encontrou diversas situações onde as pessoas envolvidas tinham uma questão a resolver, mas não tinham condições de dialogar. Especializou-se então em ajudar e fazer uma mediação entre as pessoas  afim de que resolvam seus problemas. Principalmente questões entre sócios, e entre empresas.
Engenheiro pela PUC-RJ, possui MBA pela Yale University, e 20 anos de experiência na área de gestão empresarial. Tem capacitação em mediação pelo Mediare, pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e pela Harvard University.
Atuou em empresas de pequeno, médio e grande porte, inclusive em multinacionais, e importantes organizações sem fins lucrativos. No Brasil trabalhou na IBM, NET Serviços e no Sistema Firjan, tendo ainda trabalhado por três anos no Nonprofit Finance Fund, em Nova Iorque.

Fale Conosco:

Nome*
Telefone*
E-mail*
Empresa
Qual a sua questão?*

× Fale com um especialista