09nov

A mediação é uma técnica usada mundialmente para solucionar conflitos empresariais de maneira rápida e eficaz. Por mais difícil que possa parecer a questão, um mediador pode ajudar os envolvidos a chegar a uma solução que seja benéfica para todos. O mediador é um profissional especializado em viabilizar negociações “impossíveis”.

Neste artigo, Tomaz Solberg explica como o mediador de conflitos pode cumprir um importante papel na solução de conflitos empresariais e como a mediação pode ser a saída para impasses negociais.

Como a mediação pode ajudar na resolução em conflitos empresariais?

Restabelecendo o diálogo produtivo

Muitas vezes a primeira função da mediação é restabelecendo uma comunicação produtiva e respeitosa entre os envolvidos. Dependendo do nível que o conflito atingiu essa comunicação pode ter sido completamente interrompida, mas o mais comum é que alguma comunicação exista. Porém, ela pode não estar mais sendo produtiva. Para que qualquer negociação em conflitos empresariais possa ser bem sucedida, tem que haver diálogo.

Esclarecendo argumentos

É comum em uma negociação que um dos envolvidos não consiga entender os argumentos do outro, o que torna o processo desgastante e demorado. O mediador deve checar o entendimento de todos os argumentos, e se necessário tornar esses argumentos mais claros, facilitando o entendimento entre os envolvidos nos conflitos empresariais. Afinal, é necessário que as partes se entendam mutuamente para que a negociação seja bem-sucedida.

Reduzindo o desequilíbrio de informação

Um fator bastante relevante em negociações consiste, basicamente, na troca de informações entre os envolvidos. A escolha do que compartilhar, ou não compartilhar, com o outro lado pode ser fundamental para o sucesso da negociação. Nos casos de conflitos empresariais esse fator se torna ainda mais crítico. A desconfiança restringe a troca de informações. Mas o mediador atua conversando com todos os envolvidos, muitas vezes em reuniões particulares e confidenciais. Nestes momentos é comum que ele (ou ela) descubra que uma informação, se for trocada, pode resolver o impasse. Nestes casos, o mediador irá conversar com quem detém a informação, e analisar a possibilidade de oferece-la ou outro lado. Trocas de informações, às vezes sem valor para um lado, mas de grande valor para o outro, podem facilitar para que o impasse chegue ao fim.

Revendo premissas e expectativas

Conflitos empresariais podem surgir devido a premissas ou expectativas irreais. Por exemplo, se o lado credor acredita que o lado devedor está muito bem financeiramente, mas isso não é uma verdade, cada um tem uma premissa diferente sobre a capacidade de pagamento do devedor. Se este for um dos fatores geradores do impasse, mas o devedor não quiser fornecer essa informação, o mediador irá ajudar o credor a refletir melhor sobre sua premissa, e a buscar outras fontes de informação que possam mostrar uma fotografia mais real da situação.
Por outro lado, é natural que executivos envolvidos em negociações para resolver conflitos empresariais tenham suas próprias expectativas acerca do caso. Infelizmente, pode ocorrer destas expectativas serem muito difíceis, ou até mesmo, inviáveis. Parte do papel do mediador é ajudar os envolvidos a refletirem sobre suas expectativas e a buscar alternativas a elas, de forma que um acordo realista seja viável.

Elucidando interesses e objetivos

Quando lutamos com muito afinco por alguma coisa nossa capacidade de observar e refletir podem ser afetadas. Não é raro acontecer de executivos estarem tão focados em conseguir o que estão pleiteando que não conseguem perceber que outras alternativas podem atender seus interesses da mesma forma que seu pleito. Ou que podem atender até melhor. Um dos papéis do mediador é elucidar os verdadeiros interesses por trás dos pleitos, e ajudar a desenvolver outras alternativas para atendê-los.

Conte com um mediador experiente para ajudar em sua negociação!

O mediador de conflitos deve ser uma pessoa preparada e que tenha meios de fazer com que a negociação dos conflitos empresariais tenha um desfecho satisfatório para todos os envolvidos.

Se você busca a resolução de um conflito em sua empresa, seja por desentendimento entre sócios, problemas na sucessão ou impasses com parceiros comerciais, deixe que Tomaz Solberg te ajude a encontrar a melhor solução! Tomaz é um mediador de conflito experiente, que acredita na negociação e no diálogo como as melhores soluções para os conflitos empresariais. Entre em contato e agende uma conversa!

Veja também:
mediação comercial

mediação de conflitos

mediação empresarial

Agência Digital no RJ