Será o fim de uma sociedade empresarial?
Abrir o próprio negócio faz parte dos sonhos de muitos brasileiros, especialmente, aqueles que não estão satisfeitos com o próprio salário, que sonham em fazer algo que traga realização profissional ou que enxergam oportunidade de ganhar dinheiro em certa situação. Em meio ao sonho de conquistar uma independência financeira, irmãos, amigos, ou até mesmo colegas de trabalho buscam se unir e formar uma sociedade. A partir daí decorrem meses, talvez anos de trabalho árduo em conjunto para realizar o sonho de construir a empresa própria. Mas, o que fazer quando essa parceria não dá certo e o fim de uma sociedade empresarial se aproxima? É o que iremos esclarecer com esse artigo. Confira!
Como saber se chegou o fim de uma sociedade empresarial?
O início de uma sociedade se parece muito com o início de um casamento. No princípio são só flores. Parece mesmo uma lua de mel, cercada de otimismo e esperança. Mas infelizmente, a realidade dura do dia-a-dia às vezes acaba estragando esse clima. As promessas e o comprometimento de cada um estão sujeitos a problemas ou reviravoltas inesperadas. Esses problemas podem levar a, por exemplo, discussões frequentes, divergência de opiniões e falta de consenso e compreensão com o outro.
O fim de uma sociedade empresarial não acontece do dia para a noite, ele se manifesta gradualmente. Na maioria das vezes, não damos a devida importância aos pequenos desentendimentos que ocorrem entre os sócios, mas deveríamos estar atentos ao fato de que toda briga precisa ser solucionada. O diálogo é fundamental para evitar o fim de uma sociedade empresarial. Pode ser que um dos lados tenha relevado uma discussão que lhe pareceu pequena enquanto o outro ficou ressentido ou melindrado. Nesses casos, a mediação de conflitos é uma solução pertinente. Muitas vezes, um mediador consegue viabilizar o entendimento entre todos, evitando, maiores desgastes, e talvez até mesmo o fim de uma longa sociedade.
Outro motivo para o fim de uma sociedade empresarial é a mudança de propósitos de um dos sócios. Para que uma sociedade dê certo, todos os lados precisam estar focados no mesmo objetivo. A partir do momento que os objetivos de vida divergem, é bem provável que a sociedade irá enfrentar desafios. Por exemplo, se um dos sócios decide se acomodar com a situação em que está a empresa e aproveitar os frutos do patrimônio construído, enquanto o outro deseja ainda mais, quer o progresso da empresa, o fim de uma sociedade empresarial poderá ser uma realidade iminente na vida dos dois.
Como sair bem do fim de uma sociedade empresarial
Quando percebemos que não existem mais condições para continuar, é o momento certo de decretar o fim de uma sociedade empresarial. Este é um momento deveras complicado, principalmente quando existem laços familiares entre os sócios. A melhor maneira de romper uma sociedade é amigavelmente. Os dois lados dividem os bens, os custos, assim como os lucros e continuam amigos.
Mas frequentemente uma divisão amigável não é possível. O desgaste já chegou a tal ponto, o desentendimento acumulado já é tão grande, que nem acordar sobre os termos da separação parece ser possível. Nesses casos, o ideal é contar com a ajuda de um mediador de conflitos. Ele ajudará os sócios a buscarem alternativas, evitando o desgaste ainda maior de uma briga judicial. Afinal, um processo de dissolução de sociedade pode demorar anos na Justiça, e quem mais perde durante essa espera costuma ser a própria empresa. Enquanto os sócios brigam os negócios desandam, as vendas caem, e a empresa perde valor.
Exemplo real
Em fevereiro de 2017, a Globo e a Endemol anunciaram o fim da sociedade depois de 15 anos de parceria. A Endemol Shine Globo, joint venture entre a TV Globo e a Endemol Shine Group International, que tinha sede no Rio de Janeiro, encerrou suas atividades no país. A Endemol Shine Globo foi responsável por trazer os maiores sucessos internacionais do segmento de reality e game shows para o país. Entre eles, estão o Big Brother Brasil, que está em sua 17ª edição e a Dança dos Famosos, que garantiu uma audiência de 23,7 pontos para o programa Domingão do Faustão.
Agora que você já tem conhecimento da melhor maneira de encerrar uma sociedade empresarial, conte com o Tomaz Solberg. A mediação é a melhor maneira para solucionar conflitos, portanto, se você decidir optar pelo fim de uma sociedade empresarial, entre em contato conosco.
Outros links úteis:
mediação comercial
mediação familiar
mediação