Qual a solução para conflitos em sociedades de advogados?
Sociedades de advogados, assim como a maioria das sociedades empresariais, são frequentemente constituídas por amigos que optaram por unir seus esforços em prol do sucesso profissional. Porém, se uma desavença grave acontece, se o desentendimento cresce ao longo do tempo e a questão não é devidamente tratada logo, os conflitos em sociedades de advogados podem terminar de forma desastrosa.
Quando se acaba a vontade de manter a sociedade e a dissolução parece ser a última saída, a escolha do litígio para solucionar as pendências acontece como uma escolha natural. Entretanto, uma decisão judicial pode levar anos para chegar. Enquanto isso, o desgaste financeiro e emocional dos envolvidos torna-se enorme. Pior ainda, o desgaste da imagem dos sócios perante o mercado pode ser irreparável.
Em certas situações, os conflitos em sociedades de advogados são bastante danosos. Como os sócios tendem a acreditar que o litigio “não tem custo”, irão empregar todos os esforços para conseguir aquilo que desejam. O paradoxo ocorre porque, em muitos casos, ambos os lados desejam solucionar o problema entre si, sem brigas. Contudo, a emoção contida na situação pode dificultar o diálogo e atrapalhar o entendimento. Portanto, qual seria a melhor solução para resolver conflitos em sociedades de advogados? A mediação! Entenda o porquê acompanhando nosso artigo.
Resolvendo conflitos em sociedades advocatícias
De acordo com o mediador americano Joseph Folger, quando as pessoas se encontram em conflito, elas se tornam frágeis, confusas e inseguras. Isso faz com que elas se tornem fechadas e se recusem a enxergar pontos de vista alheios, atrapalhando a resolução de qualquer conflito.
Um dos pontos importantes tratados pela mediação é que a concepção do conflito aparente contém aspectos ocultos. Uma coisa é o pedido judicial que é levado a litígio, outras são os reais motivos que fizeram com que os conflitos em sociedades de advogados acontecessem. A mediação permite que os verdadeiros motivos do conflito venham à tona e que a discussão fique concentrada na busca por soluções.
A presença de um mediador de conflitos experiente em questões societárias faz com que as partes tomem ciência da situação em que estão inseridas, empoderando-as para que, em conjunto, encontrem a melhor solução possível.
A escolha da mediação nos conflitos em sociedades de advogados contribui para a maior velocidade na solução da questão e menos desgaste, quando comparada a um processo judicial. O fim da sociedade em comum acordo costuma ocorrer de forma menos traumática tanto para os sócios, quanto para os clientes.
Outra grande vantagem da mediação de conflitos é o sigilo com que esta é feita. A mediação é um procedimento totalmente confidencial, diferentemente de um processo judicial, que poderá ser visto e acompanhado por todos, incluindo clientes e concorrentes.
Algumas OAB disponibilizam mediadores para resolver conflitos
Quando existem conflitos em sociedades de advogados, as OABs já disponibilizam mediadores para apoiar a resolução da questão. O método de mediação de conflitos em sociedades de advogados pode ser acionado o quanto antes, a fim de evitar a escalada do conflito e, até mesmo, prevenir a dissolução da sociedade.
O mediador tem o papel estratégico de ajudar as partes envolvidas a resolverem suas questões, pois se trata de um especialista devidamente treinado para identificar as necessidades de cada um dos envolvidos e apoiá-los na busca pela melhor solução para todas as partes.
Quando usada nos momentos adequados e por profissionais habilitados, a mediação se torna bastante eficiente para resolver problemas entre sócios. Se você está vivendo um momento de conflito, conte com o Tomaz Solberg. Um profissional devidamente capacitado e com uma vasta experiência em mediação de conflito. Contacte-nos e saiba mais sobre os nossos serviços.