Empresas familiares: como evitar conflitos?

empresas familiares

Empresas familiares são bastante comuns e, em sua maioria, obtém sucesso.  Em um estudo da McKinsey Company, realizado em 2011, esse tipo de organização têm, geralmente, rentabilidade 3% maior que as demais de mesmo setor.

Contudo, nem sempre esse êxito dura por muito tempo. Uma pesquisa da PwC, realizada em 35 países, atestou que somente 36% dessas empresas sobrevivem à passagem para a segunda geração; para a terceira, 19%. Os maiores motivos para essa decadência são a falta de conhecimentos técnicos e conflitos entre os membros da família, o que pode ser resolvido com a mediação de conflitos.

Analisando esses dados, elaboramos uma lista de dicas que podem ajudar as empresas familiares a adquirir maior solidez através da prevenção e gestão de conflitos e, consequentemente, alcançarem seus objetivos.

Dicas para manter a solidez das empresas familiares

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Diferencie finanças da família e da empresa

Existem muitos empresários que utilizam tanto as finanças da família quanto as da empresa para realizar pagamentos relacionados à organização. No entanto, isso atrapalha o cálculo de receita da empresa e pode gerar conflitos entre os membros ou até mesmo quebrá-la. Fazer essa diferenciação é essencial para não resultar em problemas inesperados e, antes de qualquer coisa, evitar conflitos.

Mantenha relações respeitosas

Essa talvez seja uma das situações mais recorrentes quando se trata de conflitos em empresas familiares. Para evitá-la, basta ter em mente que a intimidade entre os familiares não deve ser confundida com as relações de trabalho entre eles. O ambiente de trabalho deve ser levado de maneira formal, e não como se fosse a casa da família.

Crie acordos prévios

Por mais que as empresas familiares sejam formadas por pessoas que já se conhecem e que, teoricamente, confiam umas nas outras, elaborar acordos prévios é essencial para evitar desavenças. Antes de qualquer tipo de transação ou mudança, crie acordos formais para que isso esteja documentado e evite conflitos futuros. Contar com um mediador de conflito é uma ótima estratégia para que isso seja feito de forma amigável e seja conduzido de maneira a agradar ambas as partes – afinal, a mediação não é necessária apenas quando os conflitos já existem, mas também pode contribuir para evitá-los.

Tenha um mediador de confiança

Conflitos sempre irão surgir. A questão é: como serão tratados? Se não forem devidamente abordados e crescerem sem controle, podem até ameaçar a solidez de sua empresa e a harmonia da sua família. Um mediador de confiança pode ajudar a evitar maiores problemas. Tomaz Solberg tem uma vasta experiência em mediação de conflito e está pronto para te auxiliar nesse momento. Entre em contato e saiba como.