16mar

A resolução judicial de conflitos, observando as possibilidades legais que existiam até 2015, era um processo caro, demorado e desgastante para os envolvidos na disputa. Diante desse cenário, a mediação de conflitos surge em 2016 com o novo Código de Processo Civil (além de uma lei específica sobre mediação). Contar com um mediador de conflitos é uma opção que pode trazer muitas vantagens.

Para entender melhor os benefícios da mediação de conflitos é preciso entender, primeiramente, o papel do mediador de conflitos. Por isso, preparamos um resumo contendo os principais pontos para se entender mais sobre essa atividade:

O que faz um mediador de conflitos?

Contar com um mediador de conflitos irá viabilizar a comunicação e o entendimento entre os envolvidos para que estes possam encontrar uma solução que seja satisfatória para todos.

O mediador é conhecedor do universo das negociações, preparado para identificar impasses e interesses e agir de forma imparcial para a resolução de conflitos. Trata-se de um profissional neutro, preocupado em melhorar o fluxo de informações cruciais para o bom andamento da negociação.

Qual é o papel do mediador?

Contar com um mediador de conflitos tem um impacto significativo em qualquer negociação.

Primeiro, ele estabelece as regras de comunicação, garantindo que haja clareza e respeito durante as conversas. Isso é importante para tirar o foco da discussão sobre quem tem razão e, ao mesmo tempo, concentrar energia na busca de soluções.

Segundo, ele ajuda cada lado a entender melhor suas premissas, a rever suas expectativas, a analisar todas as suas alternativas, e a pensar na consequência de suas escolhas.

E, por fim, contar com um mediador de conflitos ajuda a ampliar o horizonte negocial, trazendo mais alternativas para a mesa de negociação, possibilitando novas composições e soluções satisfatórias para todos.

Quando devo contar com um mediador?

Se a questão em disputa for negociável, e se há vontade de resolver a questão, contar com um mediador é uma boa alternativa para uma solução rápida e efetiva, onde todos saem satisfeitos.

Em caso de dúvidas mais específicas, ou para contratar os serviços do mediador de conflito Tomaz Solberg, entre em contato e deixe sua mensagem.

Agência Digital no RJ