Caracterizado como uma nova rodada de negociações entre empresas ou sócios em conflitos, a mediação empresarial objetiva desfazer impasses ou resolver negociações “impossíveis”. Nesse procedimento, os envolvidos no conflito descobrem juntos, com o auxílio dos mediadores, caminhos para a solução dos embates. Para ficar inteirado sobre esses e demais benefícios gerados pela mediação empresarial, acompanhe esse artigo que preparamos para você!
Diferentemente dos processos judiciais, que exigem uma maior formalidade em sua condução, a mediação empresarial pauta-se na objetividade do diálogo estruturado como mecanismo de trabalho. Nesse método, a conversação permite que cada um dos envolvidos coloque o seu ponto de vista, entenda o ponto de vista o outro, e considere cuidadosamente todas as alternativas existentes. Como o mediador está o tempo todo acompanhando o processo, ele consegue administrar o diálogo, de modo que a conversa seja construtiva.
A mediação se baseia na busca por uma solução ganha-ganha. Por mais difícil que possa parecer, quase sempre existe uma alternativa que satisfaça aos interesses de todos. A intenção não é ganhar, é resolver a questão de maneira satisfatória para todos.
Dentre os benefícios gerados pela mediação empresarial, não podemos deixar de mencionar o fato das partes envolvidas conseguirem analisar o impasse a partir de um terceiro elemento (o mediador). Isso possibilita que os envolvidos dimensionem o tamanho e a gravidade do embate.
É claro que o objetivo maior da mediação empresarial continua sendo solucionar os conflitos. Mas, não devemos esquecer que o diálogo proposto pelo mediador representa uma vontade inicial das partes buscarem uma solução para as divergências que vivenciam.
A confidencialidade rege toda a negociação, de modo que os envolvidos têm total liberdade para expressar suas visões sobre o impasse, sem medo de que isso seja usado contra eles em processos jurídicos. Além de viabilizar novas alternativas para a questão, a confidencialidade também garante que a disputa não seja exposta ao mercado. Clientes, fornecedores, concorrentes, ninguém, precisa saber que existe uma controvérsia.
Considerando o que foi dito até aqui, percebemos que a mediação de conflitos é um instrumento indispensável para a rentabilidade empresarial. O auxílio externo oferecido pelo mediador favorece o entendimento entre os envolvidos, tornando as relações profissionais, ainda mais, produtivas.
Para ter acesso aos benefícios gerados pela mediação empresarial, entre em contato com o Tomaz Solberg, um mediador de conflitos que há mais de 20 anos propõe soluções eficientes para conflitos empresariais.
Links úteis:
mediação comercial
mediador comercial
Tomaz Solberg conta nesse artigo quais são os impactos causados por disputas societárias e qual…
Nesse artigo, Tomaz Solberg explica como a mediação pode ajudar na dissolução de impasses que…
Tomaz Solberg e Liana Gorberg explicam o porquê da mediação de conflitos não ser uma…
Nesse artigo você entende o que diferencia a mediação judicial da mediação privada e qual…
Tomaz Solberg explica como a mediação de conflitos pode auxiliar advogados a solucionar conflitos da…
Descubra como a mediação de conflitos pode ajudar na dissolução de impasses tão frequentes em…