Como prevenir e resolver conflitos
O que é Mediação?
A mediação de conflitos é uma técnica para prevenção e resolução de conflitos, baseada, principalmente, em ferramentas de negociação e comunicação. É uma nova rodada de tratativas. Mas dessa vez, o diálogo é viabilizado por profissionais especializados.
O que faz um Mediador?
Dentre outras coisas, o mediador de conflito estruturara a conversa, aprofunda a reflexão sobre as alternativas
existentes, questiona premissas e expectativas dos envolvidos, facilita o fluxo de informações relevantes e
coordena a busca por soluções satisfatórias.
Negociar sempre é possível
Ás vezes pode parecer absolutamente impossível negociar com a outra pessoa para resolver o conflito.
“Ele está totalmente intransigente! Não dá nem para conversar com ele!”
Qual a relação entre conflito e comunicação?
Conflitos e dificuldades de comunicação andam quase sempre de mãos dadas. Falhas de comunicação geram conflitos e conflitos geram dificuldades de comunicação.
Como sair dessa situação?
O mais comum é tentarmos repetidamente resolver a questão explicando o nosso ponto de vista. Nem sempre percebemos, mas muitas vezes tentamos e tentamos a mesma estratégia, esperando resultados diferentes.
Existe outra alternativa?
Existe. Contar com um profissional para melhorar a comunicação e viabilizar a negociação. Um profissional especializado em promover o entendimento entre pessoas e instituições.
Um mediador.
Como um mediador de conflitos pode impactar a negociação?
Melhorando 0 Fluxo De Informações
Negociar é trocar informações. Ou não. Saber o que o outro realmente deseja ajuda muito a resolver
impasses. Escolher quais informações compartilhar (ou não) é uma questão fundamental. O mediador de conflitos conversa com todos os envolvidos com confidencialidade e ajuda a identificar quais informações podem (ou devem) ser trocadas para resolver a questão.
Questionando Expectativas
O mediador atua de forma totalmente imparcial e ajuda os envolvidos a refletirem sobre suas próprias expectativas. Às vezes, uma negociação fica prejudicada porque um dos envolvidos têm expectativas irreais sobre a questão. O mediador vai ajudar todos os envolvidos a entender a viabilidade do que se espera.
Questionando Premissas
Em alguns casos o que está prejudicando uma negociação é uma premissa adotada por um dos envolvidos. Mas, o outro envolvido dificilmente pode questioná-la. E, quando o faz, isso não é visto com neutralidade. O mediador pode ajudar cada um a refletir sobre suas próprias premissas.
“Aumentando o Tamanho da Torta”
Muitas negociações se dão em torno de “quem vai ficar com o maior pedaço da torta?” O mediador irá trabalhar para “aumentar a torta”. Ele irá procurar novos interesses que não estão sendo discutidos e outras variáveis que posam ser trazidas à mesa para ajudar a dissolver o impasse. Acredite, isso é possível.
Facilitando o Entendimento
A mediação tem um papel fundamental em facilitar a escuta entre as pessoas. A mesma opinião pode (e muitas vezes, deve) ser dita de forma diferente para que o outro consiga escutar e entender. O entendimento mútuo é muito importante para a resolução da negociação.
Mantendo a Negociação Viva
Por fim, uma negociação acaba sem resolução quando um dos envolvidos desiste. Os mediadores ajudam as pessoas a entender as consequências da desistência, e a analisar se esta é mesmo a melhor escolha. Negociar sempre é possível.