Mediação de Conflitos é pauta na mídia
No dia 20/04/2016 saiu, no online e no impresso de O Globo, uma matéria do desembargador aposentado e advogado Sylvio Capanema sobre soluções consensuais de conflitos. Trata-se de um mercado em ascensão no Brasil e que se mostra cada vez mais eficiente em seus objetivos: a mediação de conflitos nas mais diferentes áreas de atuação.
Segundo o artigo, a mediação é conduzida por um terceiro, chamado mediador, imparcial, sem poder de decisão, e que, com o emprego de técnicas adequadas, estimula as partes a encontrem uma solução satisfatória para ambas, fato este que certamente aliviará o peso exercido hoje sobre os tribunais de todo Brasil, decorrente das 100 milhões de ações que atualmente tramitam na Justiça.
A prática da mediação de conflito, incentivada pelo novo Código de Processo Civil (CPC), deve ultrapassar as salas do Judiciário para se espalhar pela sociedade civil, através da chamada mediação extrajudicial, que será, na visão de Capanema, uma poderosa ferramenta para dirimir conflitos. Para ele, é fundamental incutir na sociedade brasileira a cultura das soluções consensuais, mitigando a litigiosidade e seus maléficos efeitos.