14mar

Você já deve ter ouvido falar que a sua empresa precisa implantar uma governança corporativa, ou pelo menos conhece alguém que fez. Mas, afinal, por que implantar governança na empresa familiar?

Governança corporativa é um sistema de instrumentos e estruturas que ajudam a prevenir e resolver conflitos entre sócios, parentes e gestores. Quando a governança está implantada e madura fica claro para a organização, por exemplo:

1. os papéis, direitos e responsabilidade de cada parente/gestor;
2. que assuntos devem ser discutidos por que conselhos, comitês, ou outros grupos de pessoas;
3. que regras devem balizar as tomadas de decisões destes gestores ou destes grupos.

Quando estes três tópicos, por exemplo, estão claros, as decisões passam a ser tomadas com mais facilidade, e até mesmo com mais transparência.

Mas e quando surgem conflitos entre os parentes/gestores e nada disto está definido? E quando os conflitos aparecem justamente porque a governança na empresa familiar está sendo questionada? É o que veremos a seguir.

Como resolver conflitos de governança na empresa familiar?

Às vezes, nestas situações, o mais difícil é simplesmente conseguir discutir, de forma produtiva e respeitosa, o que é melhor para a empresa, para a família e para os gestores.

Nesses casos, ter um profissional especializado em viabilizar conversas difíceis pode ser uma ótima alternativa. Esse profissional existe e não é o consultor em governança corporativa. É o mediador de conflito: um profissional especializado em orquestrar discussões sensíveis, que tem o papel de coordenar a conversa e fazer com que ela seja produtiva.

Por outro lado, se ainda não existe um grande conflito instaurado, esse é o melhor momento para se ter essas discussões. É muito mais fácil tomar decisões complexas quando o ambiente está calmo. Mas infelizmente, com frequência as pessoas evitam essas discussões com medo de que venham a gerar conflitos. E na grande maioria dos casos, evitar é a mesma coisa que postergar. E postergar em geral é adiar até que haja um conflito instaurado e a conversa seja inevitável.

Quanto antes a governança corporativa for discutida, melhor. Existem diversos consultores especializados nisso. E se houver dificuldade em viabilizar a discussão, os mediadores devem ser envolvidos.

Mediador de conflitos ou consultor em governança corporativa?

mediadores de governança na empresa familiar

As habilidades destes dois profissionais são bem distintas. São também bastante complementares. Veja só:

Um consultor em governança corporativa é um profissional que traz seu conhecimento e sua experiência no tema da governança. Ele vai ajudar a definir como deve ser a governança da sua empresa e vai enriquecer a discussão com o que há de melhores práticas, utilizando toda sua experiência sobre o que funciona ou não funciona.

Já o mediador não traz conteúdo para a discussão. O papel do mediador é cuidar da forma com que a discussão acontece. Cuidar para que a conversa seja respeitosa, para que todos entendam os interesses uns dos outros, e finalmente, para que a discussão seja produtiva e todos cheguem a conclusões satisfatórias. O mediador ajuda a lidar com situações conflituosas, ou potencialmente conflituosas.

Mediadores e consultores podem, e devem, trabalhar juntos para apoiar os envolvidos na estruturação da governança na empresa familiar onde existe dificuldade de diálogo entre os sócios/parentes. O trabalho tanto pode ser concomitante, paralelo, ou sequencial. Neste último caso, o mediador atua primeiro, para dirimir os conflitos entre os sócios/parentes e alinhar os interesses. Esse trabalho serve de base para o trabalho dos consultores que, em seguida, desenvolvem as discussões sobre a governança corporativa, num ambiente mais construtivo e produtivo.

Se você está passando por problemas na sua governança na empresa familiar e busca por um mediador empresarial com experiência no mercado de empresas familiares, conte com Tomaz Solberg.

Entre em contato conosco e descubra se a mediação de conflito é a melhor solução para o caso da sua empresa. Aguardamos por você.

Links úteis:
mediador comercial
mediador de conflitos

Agência Digital no RJ