Disputas societárias podem relacionar-se a diversas questões do dia a dia empresarial, tais como: divergências sobre o negócio em si, diferentes estilos de gestão, dificuldades de comunicação entre os sócios e até mesmo perda de confiança mútua. E seus impactos podem ser tão nefastos quanto o afastamento de um dos sócios ou até mesmo a destruição do negócio.
O principal impacto causado pelo desentendimento prolongado entre sócios é a queda da rentabilidade do negócio, o que costuma ser um impacto indireto de um somatório de outros impactos diretos.
O principal impacto causado pelo desentendimento prolongado entre sócios é a queda da rentabilidade do negócio. Mas, este costuma ser um impacto indireto de um somatório de outros impactos diretos. Por exemplo:
Desentendimentos entre sócios são mais frequentes do que pensamos, e invariavelmente consumem muito tempo dos envolvidos. Mas enquanto os sócios pensam no seu desafio societário o mercado evolui, os concorrentes se movimentam, os clientes não recebem a devida atenção, e os fornecedores muitas vezes ficam inseguros. Todo e qualquer esforço dedicado à questão interna é um esforço a menos dedicado ao negócio.
Em princípio quando duas pessoas estão em conflito, sua capacidade de tomar decisões em conjunto fica reduzida e empresas precisam de decisões rápidas para se manterem competitivas. Se os sócios não conseguem tomar decisões relevantes, a empresa perde capacidade de ação e acaba prejudicada pela morosidade.
Infelizmente disputas societárias nem sempre ficam restritas somente aos sócios. Algumas acabam se espalhando pelo resto da organização, afetando outros executivos e eventualmente até equipes inteiras. O impacto pode se limitar ao clima organizacional, à produtividade dos colaboradores e a demissões, mas também pode impactar o processo decisório, levando a prejuízos muito maiores.
Infelizmente disputas societárias podem extrapolar os limites da organização e gerar impacto direto no relacionamento com clientes e fornecedores. A perda de parceiros comerciais de grande valor pode ser uma consequência irreversível se a questão ficar extensa demais.
O pior impacto que as disputas societárias podem causar é o rompimento odioso da sociedade. Diferentemente de uma dissolução devidamente planejada e estruturada, onde os sócios conseguem acordar regras de convivência pós ruptura, a quebra do relacionamento de forma indevida pode levar não só à uma longa disputa judicial, com a uma concorrência agressiva e predatória entre os ex-sócios. A competição pelo mesmo mercado invariavelmente corrói a rentabilidade do negócio.
Existem hoje no Brasil profissionais especializados na resolução de conflitos societários. São aqueles com experiência em conduzir negociações e conversas difíceis (às vezes, aparentemente impossíveis) entre pessoas em desacordo, mas que entendem a importância de se resguardar a empresa. Os mediadores de conflitos viabilizam reuniões produtivas para que os protagonistas consigam delinear a causa dos desentendimentos, elencar alternativas possíveis e escolher uma boa solução para cada um, e para a empresa.
Se você está envolvido em uma sociedade onde o relacionamento entre os sócios não está bom, não hesite! Busque por Tomaz Solberg. Um profissional com anos de experiência em questões como estas e grande capacidade para lhe ajudar.
Agende uma reunião e entenda como.
Nesse artigo, Tomaz Solberg explica como a mediação pode ajudar na dissolução de impasses que…
Tomaz Solberg e Liana Gorberg explicam o porquê da mediação de conflitos não ser uma…
Nesse artigo você entende o que diferencia a mediação judicial da mediação privada e qual…
Tomaz Solberg explica como a mediação de conflitos pode auxiliar advogados a solucionar conflitos da…
Descubra como a mediação de conflitos pode ajudar na dissolução de impasses tão frequentes em…
A mediação em empresas familiares é a alternativa mais rápida, e lógica, para a resolução…