A mediação familiar funciona como uma negociação familiar e é indicada para aqueles que querem solucionar um impasse ou conflito de forma rápida e eficaz. Quanto mais rápida uma questão for resolvida, menor costuma ser o impacto nos relacionamentos. Assim, nosso objetivo é atuar de forma remediativa ou preventiva principalmente em duas situações:
- Partilha de bens (Inventário de herança)
A mediação de conflitos familiares serve para ajudar os herdeiros a conversarem e encontrarem uma distribuição equilibrada dos bens que atenda a todos os envolvidos.
- Separação (Divórcio)
Quando um casal com filhos se separa precisa desenhar um novo modelo de convivência familiar. Marido e mulher se separam, mas pai e mãe terão de conviver. Como será a convivência de cada um dos pais com os filhos? Quem terá a guarda legal? Qual será a responsabilidade financeira de cada um? Como será a comunicação entre eles para tratar as questões do dia a dia? Como minimizar o impacto do desentendimento nos filhos? Além disso, o casal tinha bens em comum? Quem ficará com o que? A mediação permite resolver essas e muitas outras questões.