Negociação Assistida

A mediação é amplamente definida como uma negociação assistida por um terceiro imparcial, onde se busca alcançar um acordo que contemple os interesses reais dos indivíduos envolvidos em um conflito, através de técnicas específicas para resolução de impasses ou disputas, que podem ser executadas por um mediador.

O principal diferencial da negociação assistida é o fato de que os próprios envolvidos possuem o poder de decisão sobre a questão que gerou o impasse. O papel do mediador é garantir, assim, a assistência e objetividade, facilitando a comunicação que desenvolva o surgimento de um acordo possível.

Quando a negociação assistida é a melhor solução

Situações de conflito desgastam laços afetivos, prejudicando o relacionamento entre duas ou mais pessoas. Essas pessoas podem ser unidas por matrimônio, ser sócias em uma empresa, possuir um laço familiar, ou qualquer outro tipo de relacionamento – independente da natureza do conflito, a negociação assistida pode ser uma forma viável de se resolver a questão que as levou a desenvolver o conflito.

A mediação é um processo extrajudicial (ou seja, uma ação que está fora do Judiciário), mas que pode agir em concomitância com um processo, pois não colide nem compromete o andamento do mesmo. Como sabemos, um processo judicial pode demorar anos até ser resolvido devido aos embates na Justiça, e com isso os custos costumam ser altos. Sendo assim, a negociação se apresenta como a melhor solução para aqueles que desejam evitar esse desgaste.

A mediação de conflitos proporciona mais agilidade para a resolução de conflitos e mantém o relacionamento entre os envolvidos, pois, como todos chegarão a um acordo que beneficie a todas as partes, não haverá mais espaço para a disputa.

Portanto, se você quer saber mais sobre  como funciona a mediação de conflitos e como ela pode ser a ferramenta decisiva para resolver sua situação de conflito hoje, entre em contato com Tomaz Solberg através do formulário de contato do site!

Alguns tipos de mediação de conflitos

  • Mediação Empresarial: é indicada para resolução de impasses entre duas ou mais pessoas dentro do ambiente corporativo, como no caso de uma disputa entre sócios, por exemplo. É uma excelente alternativa para resolver os conflitos mais rapidamente, impedindo que a disputa impacte na produtividade ou no caixa da empresa.
  • Mediação Comercial: é indicada para prosseguir uma negociação comercial que, por algum motivo, resultou em um impasse. Um mediador pode facilitar o diálogo entre as partes em disputas imobiliárias, disputas entre empresas, dentre outros exemplos.
  • Mediação Familiar: é indicada para resolver conflitos entre pessoas que possuem laços familiares e desejam preservar essas relações, como no caso de um divórcio, disputa pela guarda dos filhos, partilha de herança, ou qualquer conflito dessa natureza.

A negociação assistida pode se adaptar ainda a muitas outras situações de conflito. Por isso, o mais indicado é que se busque a orientação de um mediador, que poderá explicar melhor como a mediação poderá trabalhar para resolver cada situação em específico. Se você deseja saber se a mediação é a melhor opção para você, pergunte diretamente para Tomaz Solberg!

Serviços Oferecidos

facilitacao-bloco-icone1

Facilitação de Diálogos

Em algumas situações, a conversa entre dois ou mais interlocutores pode se tornar um desafio. Na nossa cultura, não é raro que as pessoas queiram falar mais do que ouvir. Mesmo em situações amigáveis, é possível que haja dificuldades para um diálogo construtivo. Nesses casos, um profissional especializado em mediação de conflitos pode ser extremamente benéfico para otimizar o tempo de todos e minimizar desentendimentos.

dissolução de impasse

Negociação Assistida

Quando uma negociação de alta complexidade está em andamento, a figura de um mediador de conflitos vai agilizar o fluxo de informações relevantes e facilitar o entendimento entre os envolvidos. O objetivo é gerar novos elementos que agreguem valor à negociação, justifiquem a continuidade das tratativas e com isso, aumentem as chances de sucesso.

negociação assistida

Dissolução de Impasses

Não é raro que negociações esbarrem em impasses, aparentemente impossíveis de serem solucionados. Quando os envolvidos não conseguem chegar a um denominador comum para dar seguimento às discussões, é interessante a participação de um profissional que faça a mediação de conflitos, visando prevenir novos impasses e conflitos. A dissolução de impasses pode ser a última etapa antes de um conflito ser instaurado.

mediação de conflitos

Mediação de Conflitos

É a forma de resolução de conflitos mais rápida e de menor custo, se comparada às alternativas de solução litigiosas. Disputas que se prolongariam por anos são comumente resolvidas com apoio de mediadores em poucas semanas, até mesmo dias. Os acordos só são fechados quando todos os envolvidos estão plenamente convencidos de que alcançaram a melhor alternativa possível. A mediação de conflitos pode ser iniciada antes de se começar um processo litigioso, ou ao longo desse processo.

Entre em contato e descubra se a mediação de conflitos é a melhor alternativa para o seu caso!

*a primeira reunião com o profissional não tem custo.

mediação tomaz mediador de conflitos

Tomaz Solberg

Tomaz Solberg acredita que a negociação é a melhor alternativa para a resolução de conflitos. Mas em sua experiência profissional já encontrou diversas situações onde as pessoas envolvidas tinham uma questão a resolver, mas não tinham condições de dialogar. Especializou-se então em ajudar e fazer uma mediação entre as pessoas  afim de que resolvam seus problemas. Principalmente questões entre sócios, e entre empresas.
Engenheiro pela PUC-RJ, possui MBA pela Yale University, e 20 anos de experiência na área de gestão empresarial. Tem capacitação em mediação pelo Mediare, pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e pela Harvard University.
Atuou em empresas de pequeno, médio e grande porte, inclusive em multinacionais, e importantes organizações sem fins lucrativos. No Brasil trabalhou na IBM, NET Serviços e no Sistema Firjan, tendo ainda trabalhado por três anos no Nonprofit Finance Fund, em Nova Iorque.

Mediação na Imprensa

Entre em contato agora mesmo

Nome*
Telefone*
E-mail*
Empresa
Qual a sua questão?*