A gestão de empresas familiares abrange todos os desafios que as empresas não-familiares têm, e mais alguns. As dimensões da gestão empresarial, da sociedade/propriedade e da família, e todas as suas interações, acrescentam uma complexidade que, talvez, outras empresas não imaginem.
Um exemplo frequente é a diferença entre gerações. A maioria das empresas enfrenta o desafio de harmonizar a participação entre profissionais de idades muito diferentes. Mas quase que exclusivamente as empresas familiares enfrentam este desafio com todos atuando em cargos de liderança. Por outro lado, quando as diferenças entre gerações são percebidas e gerenciadas como complementariedades, e não como contrariedades, as sinergias geradas podem ser extremamente benéficas, não só para a empresa, como também para os laços familiares.
Acrescente a este contexto a preocupação com a longevidade da empresa e a natural sucessão dos gestores. São questões que, embora cruciais para todos os envolvidos, muitas vezes não são devidamente discutidas, gerando desconforto e eventuais desentendimentos.
Dificilmente a opção por não discutir esses assuntos é a melhor opção. Mas então, porque isto acontece com tanta frequência? Na verdade, o mais comum é que estas discussões sejam adiadas, muita vezes eternamente adiadas, pelo fato de não serem discussões fáceis. Mas infelizmente, quanto mais se adia a conversa, mais complexa ela tende a ficar. Protelar raramente funciona.
Contar com a ajuda de profissionais especializados em viabilizar este tipo de conversa pode ser uma boa alternativa. Não é preciso haver conflitos para se contratar mediadores. Atuamos com frequência na prevenção de conflitos, trazendo técnicas para a discussão, planejamento para as reuniões, e tudo isso sempre com total confidencialidade.
A confidencialidade evita que as questões daquela família e daquela empresa sejam expostas para colaboradores, fornecedores e clientes, atingindo a imagem do negócio e até mesmo a sua rentabilidade.
Os mediadores podem contribuir porque especializados em viabilizar conversas difíceis, não estão emocionalmente envolvidos com a questão e estarão sempre em busca da melhor maneira de solucionar o impasse, sem que haja um vencedor e um perdedor, mas para que todos os envolvidos se satisfaçam com a solução.
Se você está com dificuldade na gestão ou na sucessão da sua empresa familiar e busca por alguém para viabilizar o melhor caminho para solucionar, conte com Tomaz Solberg. Profissional com larga experiência na gestão de desentendimentos em empresas familiares.