14jun

Com pouco mais de 100 milhões de processos em andamento, o judiciário está completamente sobrecarregado. Os processos levam muitos anos para serem solucionados e os procedimentos burocráticos acabam por aumentar cada vez mais esse prazo. Por esses motivos, casos que precisam de uma solução mais rápida, como os conflitos de locação, por exemplo, ficam prejudicados.

A solução para evitar esse longo período de tramitação pode ser a mediação de conflitos. Esse método autocompositivo é capaz de solucionar conflitos de diversas natureza de forma que ambas as partes saiam ganhando. Ou seja, busca-se a solução positiva para todos os envolvidos.

Dentre os diversos tipos de casos que passam pela mediação, os conflitos de locação são altamente recorrentes. Isso acontece por, como já dito anteriormente, necessitarem certa agilidade de resolução. A seguir, entenda melhor quais são esses casos e como podem ser solucionados.

Mediação na solução de conflitos de locação

Conflitos de Locação

 

Os conflitos de locação, tanto residenciais quanto comerciais, podem ser causados por diversos motivos: descumprimento de contrato, cobrança de valores não estabelecidos em acordo, atrasos na entrega de imóveis, exigências de fim de contrato e outros. Principalmente em tempos de crise econômica, como o que vivemos atualmente, é comum que ocorra dificuldades de cumprimento de pagamentos, preços desatualizados e outras situações relacionadas a custos e taxas. Esses casos apresentam necessidade de solução rápida e, geralmente, são levados a tribunais, que não atendem dentro num prazo razoável.

Todas essas ocorrências surgem de descumprimentos da lei de número 8.245/1991, mais conhecida como a Lei do Inquilinato. Poucas pessoas sabem que os processos realizados entre locador e locatário são todos pré-estabelecidos por lei e, portanto, possuem regras que devem ser cumpridas.

A mediação de conflito é uma ótima forma de solucionar esse tipo de conflito pelo fato de levar em consideração os interesses de ambas as partes e por conduzir as discussões de forma a incentivar a comunicação entre elas de forma respeitosa. Na maioria das vezes, a solução é dada em alguns dias. O mediador pode ser contatado antes ou durante um processo judicial, e pode suprir a necessidade deste.

Além de agir na resolução do conflito, a mediação também é muito utilizada para preveni-lo. Quando o acordo é firmado com o auxílio de um profissional imparcial à situação, as chances de que problemas venham a ocorrer no futuro diminuem consideravelmente. Ou seja, contar com um mediador no momento da elaboração de um contrato de locação é necessário para que preocupações sejam evitadas e problemas futuros não ocorram.

Solucione o conflito de locação com Tomaz Solberg

Com bastante experiência como mediador de conflito, Tomaz Solberg é um profissional preparado para agir em razão da resolução do conflito.  Ele irá ajudar você resolver seu problema da forma menos traumática e mais positiva possível. Conte com Tomaz também na hora de firmar seu acordo. Entre em contato e agende a sua primeira reunião, sem custos!

Agência Digital no RJ