Como se divorciar sem brigar
É frequente ouvirmos que ninguém se casa pensando em se separar. Porém, em muitos casos, o divórcio acaba sendo a melhor alternativa para o casal. No entanto, o que poucos se dão conta é que o divórcio não é apenas o fim de um casamento – é também o começo de um novo relacionamento. Portanto, é aconselhável saber como se divorciar da melhor maneira possível.
Especialmente se o casal tiver filhos, certamente terão que se adaptar a um novo modelo de convivência, muito diferente do anterior. O problema, porém, é que essa passagem, de um modelo para outro, nem sempre é trivial. Em geral, a comunicação entre os dois não está boa, muitos sentimentos estão envolvidos, e muitas decisões precisam ser tomadas conjuntamente. Quando não se consegue tomar essas decisões de forma satisfatória para ambos, conflitos aparecem. E muitas vezes o desgaste gerado por estes conflitos é enorme.
Mas, por outro lado, sim, é possível passar por esse processo com um mínimo de desgaste. Veja, a seguir, como isso pode ser feito com o auxílio de um mediador:
Como se divorciar?
Um dos principais motivos pelo qual o casal se divorcia é a falta de entendimento. Por não conseguirem se comunicar, nem se entender, os dois podem se sentir mal compreendidos. Mas, o que pouca gente sabe, é que o processo de divórcio exige muito entendimento. Muitas decisões precisam ser tomadas. Com quem os filhos irão morar? Como será a convivência do outro genitor? Quem ficará com que bens dentre aqueles construídos ao longo do casamento? Como será a manutenção financeira desses dois lares? Quem pagará a escola? E o plano de saúde? E o aluguel? Etc….
Muitos casais conseguem chegar a acordos sobre todos estes tópicos sozinhos. Mas, também é frequente a situação em que esses acordos não são alcançados. É aqui que um mediador de conflitos pode ajudar. Seu papel é viabilizar a comunicação e promover o entendimento para que se evite mais desgaste. O mediador de conflito vai ajudar os envolvidos a discutirem e acordarem como se divorciar. Mesmo que eles não queiram conversar, o mediador pode ser a ponte entre eles, tornando a comunicação clara e construtiva.
Se o casal tiver advogados, a mediação também irá facilitar a conversa entre eles. Os advogados prestam um papel muito importante no que tange a esclarecer a lei e a mostrar os direitos de cada um; e, junto com o mediador, podem ajudar significativamente a melhorar o processo de escolhas e decisões.
A mediação de conflitos ainda é muito nova no Brasil. Foi regulamentada ainda em 2016. Pouca gente conhece o quanto e como ela pode minimizar os conflitos de um divórcio – e menos gente ainda sabe como funciona. Converse com um mediador se estiver buscando como se divorciar da melhor maneira. Descubra como a mediação pode ser útil no seu caso.
Por fim, saiba que se divorciar não costuma ser um processo simples. Porém, facilitá-lo sempre é possível. Nosso artigo esclareceu suas dúvidas sobre o assunto? Caso ainda haja alguma, entre em contato com o experiente mediador Tomaz Solberg e saiba mais!