A mediação pode ajudar a melhorar o diálogo e a confiança

mediação

Ter diálogo e confiança pode ser a chave para evitar diversos conflitos. Que a mediação é uma importante ferramenta para a solução de conflitos, todos sabemos. Como evitar esses conflitos é, também, uma boa questão. Temos discutido diversos aspectos específicos para se chegar a esse fim em outras publicações de nosso site. Porém, você já se perguntou, de uma forma geral, como os conflitos surgem?

Grandes conflitos nascem, muitas vezes, de pequenos desentendimentos. Se a comunicação deixar de ser produtiva, se os envolvidos não perceberem sua parcela de contribuição para o conflito e se uma solução não for encontrada, o conflito só tende a crescer. Este crescimento pode até destruir um relacionamento que existia. Sociedades podem ser desfeitas, irmãos podem parar de se falar, relacionamentos comerciais de longa data podem ser encerrados. São inúmeras as situações desagradáveis que poderíamos citar. Tudo isso ocorre, basicamente, devido à dificuldade de diálogo e confiança perdida.

Confiança significa esperar que o outro cooperará conosco, acreditar que ele não tentará nos enganar. Quando essa certeza se perde, sabemos, é difícil recuperá-la. Afinal, isso significa que as regras do jogo que funcionavam anteriormente não servem mais, e será necessário buscar novas regras para um novo relacionamento; e se não há diálogo, fica muito difícil definir essas novas regras.

Diálogo e confiança são fundamentais para busca de qualquer solução. E é exatamente aí que o mediador de conflito pode ajudar.

A mediação ajuda quando não há mais diálogo entre as pessoas

mediação

A mediação de conflitos se mostra uma importante ferramenta para a solução de problemas, na medida em que auxilia na busca por um caminho que favoreça a todos os envolvidos.

Buscar um mediador, alguém neutro, imparcial e que procura ouvir e fazer ser ouvida a vontade de todos os envolvidos é um passo que pode ser fundamental para a recuperação do diálogo e confiança perdidos. Como dissemos, esses são os pilares principais de qualquer relacionamento, seja ele pessoal ou profissional.

Para que a mediação dê certo, é muito importante que cada parte envolvida na disputa estabeleça as condições necessárias para a solução do conflito. É comum que pessoas em situação de conflito se sintam pressionadas ou ameaçadas. A mediação irá abordar essas questões e facilitar uma melhora no ambiente negocial.

Benefícios da mediação de conflitos para o relacionamento

Uma das principais vantagens da mediação de conflito, tanto para relacionamentos interpessoais quanto comerciais, é que, quando o conflito chega ao fim, não há vencedores ou perdedores. Afinal, todos os acordos foram negociados e discutidos pelos próprios envolvidos. Isso faz com que a solução alcançada tenha muito mais chances de ser definitiva, e de ser a melhor para o caso em particular.

Outro ponto que merece destaque é a rapidez da mediação em relação à disputa judicial. Alimentar um conflito durante muito tempo pode contribuir apenas para que as chances de recuperação dos laços  e do diálogo e confiança sejam extintas. Isso porque um processo judicial, além de todos os seus custos, pode não chegar a um resultado que seja satisfatório para todos, e a impressão de que apenas um lado foi favorecido pode ser fatal para recuperação da confiança no relacionamento.

Busque um mediador de conflitos para preservar o seu relacionamento

Um mediador atua como um facilitador da comunicação entre as partes. O método seguido por ele é voltado, basicamente, para situações em que a preservação de relações futuras é visada.

Se você se encontra em uma situação de conflito, mas busca reestabelecer os laços de diálogo e confiança, busque o auxílio de um profissional capacitado. O mediador Tomaz Solberg pode ajudá-lo. Navegue pelo site e conheça um pouco mais sobre mediação, ou tire suas dúvidas diretamente com Tomaz Solberg enviando uma mensagem.